8 de nov. de 2012

Cuidado com o que é de Deus!


Algumas passagens bíblicas - quando lemos pela primeira vez principalmente, - podem nos deixar com algumas dúvidas, e que se não solucionadas podem nos trazer até mesmo uma má interpretação.
A primeira vez que li em 1 Crônicas sobre quando Davi e o povo traziam a arca de Deus, e Uzá despertou a ira de Deus por mau manuseio da arca e em seguida morreu, lembro de ter ficado completamente aturdida.
"E chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então, se acendeu a ira do Senhor contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus." (1 Crônicas 13:9-10).
(Uzá foi destruído por proceder contrariamente às ordens de Deus, (ver também 2 Sm 6:1-8; cf. 1 Cr 15:2,13,15; Nm 4:15, onde vemos as instruções específicas de Deus para o manuseio da arca). Esse fato nos ensina que a adoração e o serviço a Deus devem ser conforme a sua revelação e a sua Palavra.)

No Antigo Testamento há instruções bem claras de Deus quanto à Sua arca. Não podemos subestimar o fato de que estamos nos referindo ao local onde Deus se fazia presente! Qualquer negligência ou procedimento contrário às ordens de Deus bem poderia matá-los, e isto, porque as coisas de Deus não devem ser feitas de "qualquer jeito" ou do "nosso jeito", e sim do jeito de Deus. Toda essa reverência e cuidado com as coisas do Senhor, podem ser entendidos pelo 'simples fato' de que Deus é Santo!
Do mesmo modo, em nossas igrejas também devemos proceder com zelo e reverência às coisas de Deus. Esta reflexão me leva à pensar: O nosso modo de conduzir as coisas do Senhor onde congregamos é o modo certo; é o modo que agrada a Deus? Será que aquele louvor mal ensaiado, sem preocupação alguma em oferecer algo bonito, vai de acordo com o que Deus espera de nós? E quanto aquela pregação errônea ou distorcida, quanto aos pecados ignorados, e a própria ceia tomada indevidamente? Ligamos a TV e deixamos o lixo que ela oferece poluir as nossas casas, enquanto podíamos estar ocupando esse tempo perdido na leitura da Bíblia, em intimidade com Deus. Deixamos nossos jovens fazerem o que quiserem: vão ao show da Lady-Gaga, assistem programas e filmes de caráter duvidoso, trocam a igreja por balada e a Bíblia pelo livro do Harry Potter. E isto? Por acaso isto não é ser negligente? Não é fazer um "mal manuseio" dos nossos lares, dos nossos filhos, do nosso modo de buscar à Deus nas nossas vidas? Quantos de nós tem subestimado o poder da oração, o quanto nosso louvor deve ser puro, sincero, sem nos gloriarmos em nada? Que Deus não venha destruir mais "Uzás" por essa falta de zelo, por esse descaso e indiferença naquilo que se refere ao Reino de Deus. Algo ainda pode ser feito, os bois ainda não tropeçaram, você ainda tem a oportunidade de manusear a arca do modo certo: oremos à respeito, e que Deus nos ensine a reverenciá-lo em tudo, para que Sua ira não venha cair sobre nós.

*Nota em amarelo: Bíblia de Estudos Pentecostal, Donald C. Stamps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!