16 de nov. de 2012

Enchei-vos do Espírito | O Batismo no Espírito Santo.


Fico maravilhada ao pensar que Deus em sua infinita bondade, deixou-nos o privilégio de recebermos o Espírito Santo. A Bíblia é clara: "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem." (Lucas 11:13).
Pensando nisso, inicio hoje um estudo embasado em Efésios 5:18 onde declara: "E não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito." (Efésios 5:18).
Separei alguns estudos sobre o tema, e estarei postando-os no decorrer dos próximos dias. São eles: O batismo no Espírito Santo; O falar em línguas; A doutrina do Espírito Santo; Provas do genuíno batismo no Espírito Santo; Dons espirituais para o crente; A obra do Espírito Santo; Dons ministeriais para a igreja.

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO:

Atos 1:5 "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." 

Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo. A respeito do batismo no Espírito Santo, a Palavra de Deus ensina o seguinte:
(1) O batismo no Espírito é para todos que professam sua fé em Cristo; que nasceram de novo, e assim, receberam o Espírito Santo para neles habitar.
(2) Um dos alvos principais de Cristo na sua missão terrena foi batizar seu povo no Espírito. Ele ordenou aos discípulos não começarem a testemunhar que fossem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24:49; At 1:4,5,8).
(3) O batismo no Espírito Santo é uma obra distinta e à parte da regeneração, também por Ele efetuada. Assim como a obra santificadora do Espírito é distinta e completiva em relação à obra regeneradora do mesmo Espírito, assim também o batismo no Espírito complementa a obra regeneradora e santificadora do Espírito. No mesmo dua em que Jesus ressuscitou  Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: "Recebei o Espírito Santo" (Jo 20:22), indicando que a regeneração e a nova vida estavam-lhe sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser "revestidos de poder" pelo Espírito Santo (Lc 24:49 cf. At 1:5.8). Portanto, este batismo é uma experiência subsequente à regeneração.
(4) Ser batizado no Espírito significa experimentar a plenitude do Espírito. Este batismo teria lugar somente a partia do dia de Pentecoste. Quanto aos que foram cheios do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste, Lucas não emprega a expressão "batizados no Espírito Santo". Este evento só ocorreria depois da ascensão de Cristo.
(5) O livro de Atos descreve o falar noutras línguas como o sinal inicial do batismo no Espírito Santo.
(6) O  batismo no Espírito Santo outorgará ao crente ousadia e poder celestial para este realizar grandes obras em nome de Cristo e ter eficácia no seu testemunho e pregação. Esse poder não se trata de uma força impessoal, mas de uma manifestação do Espírito Santo, na qual a presença, a glória e a operação de Jesus estão presentes com seu povo (Jo 14:16-18; 16:14; 1 Co 12:7).
(7) Outros resultados do genuíno batismo no Espírito Santo são: (a) mensagens proféticas e louvores; (b) maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, uma maior busca de retidão e uma percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade; (c) uma vida que glorifica a Jesus Cristo; (d) visões da parte do Espírito; (e) manifestação dos vários dons do Espírito Santo; (f) maior desejo de orar e interceder; (g) grande amor à Palavra de Deus e melhor compreensão dela e (h) uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai.
(8) A Palavra de Deus cita várias condições prévias para o batismo no Espírito Santo. (a) Devemos aceitar pela fé a Jesus Cristo como Senhor e apartar-nos do pecado e do mundo. Isto importa em submeter a Deus a nossa vontade ("àqueles que lhe obedecem" 5:32). Devemos abandonar tudo o que ofende a Deus, para então podermos ser "vaso para honra, santificado e idôneo para o uso do Senhor" (2 Tm 2:21). (b) É preciso querer o batismo.. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo no Espírito Santo (Jo 7:
37-39; cf. Is 44:3; Mt 5:6; 6:33). (c) Muitos recebem o batismo como resposta à oração neste sentido (Lc 11:113;  At 1:14; 2:1-4; 4:31; 8:15,17). (d) Devemos esperar convictos que Deus nos batizará no Espírito Santo (Mc 11:24; At 1:4,5). 
(9) O batismo no Espírito Santo permanece na vida do crente mediante a oração, o testemunho, a adoração no Espírito e uma vida santificada. Por mais poderosa que seja a experiência inicial do batismo no E.S sobre o crente, se ela não for expressa numa vida de oração, de testemunho e de santidade, logo se tornará uma glória desvanecente.
(10) O batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para, assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do E.S (Ef 5:18). O batismo no Espírito, portanto, conduz o crente a um relacionamento com o Espírito, que deve ser renovado e conservado.

* Bíblia de Estudos Pentecostal, Donald C. Stamps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!