15 de nov. de 2012

Seja LIVRE da depressão!

Já escrevi anteriormente sobre o tema depressão, e inclusive sobre um pouco do que passei no período em que estive doente. Tenho sentido no coração de tratar novamente deste tema, já que sei que infelizmente não são poucos os que tem estado debaixo deste jugo. 
Sabemos que o preconceito se dá sempre em cima de algo que não conhecemos e que não temos base suficiente para podermos criticar e condenar; e é justamente este o grande mal que está por trás da doença. Agora, o que definitivamente não vejo como certo, é aceitar a doença, entendendo-a ou não. Acho que entender as nuances da depressão é importante, até para não haver um agravamento da situação, um sentimento de incompreensão por parte daquele que está deprimido; mas esta compreensão e 'não preconceito' não podem vir como uma aceitação desse mal no nosso meio; algo que nos torne submissos, passivos diante disso. 
Não sou uma especialista no assunto, mas como sofri deste mal por muitos anos, me sinto validada à escrever sobre aspectos da depressão como forma de esclarecer alguns pontos, - muitas vezes ignorados por grande parte das pessoas. Criei três tópicos importantes:
1. A depressão pode ter origem bio-fisiológica, ou seja, pode ser gerada através de desequilíbrios hormonais e químicos no organismo. Isso mesmo. Muitos depressivos são tratados como "manhosos", mas o problema neles foi gerado fisicamente e não por fatores externos.
2. A depressão também pode ter origem externa, ou seja, quando situações abusivas, de grande sofrimento, experiências do passado, perdas e outros motivos, geram no indivíduo um sentimento constante de abatimento e ansiedade, e que pode se manifestar das mais variadas formas.
3. O depressivo é acometido não apenas de sintomas psicológicos e emocionais, mas também de sintomas físicos. Sintomas como falta de energia, cansaço, dores no corpo, enxaquecas, insônia, aumento ou perda de peso significativos, fraqueza, mal estar geral entre outros, podem sim, serem indicadores de que a pessoa é depressiva. Isto claro, não significa que todos os que possuem esses sintomas ou alguns deles são depressivos, mas em muitos casos, como no meu próprio caso, foram estes e outros sintomas que eu sentia constantemente. 
Deixo claro que Deus é o único que cura. Qualquer milagre e libertação que tenha sido operado em nossas vidas, veio através da misericórdia dEle. Agora, se você realmente encontra-se doente, precisando de cuidados médicos, sua prioridade deve ser a oração e a sua intimidade com Deus das mais variadas formas; mas não podemos subestimar o fato de que as vezes tratamentos médicos podem ser importantes, já que Deus usa os médicos para nos ajudarem. A intenção não é viver presa à um coquetel de remédios, mas é realmente buscar com a ajuda de Deus, um tratamento que possa aliviar os sintomas, e auxiliá-lo a ter mais qualidade de vida.

Como escrevi acima, entender a depressão não significa que devemos aceitá-la em nosso meio, pelo contrário, precisamos entendê-la para nos livrarmos dela, para buscarmos a devida cura, a libertação desse mal. Se você digitar "depressão" em qualquer mecanismo de pesquisa da internet, as colocações sobre o tema não serão das mais otimistas. Você poderá encontrar frases como "A depressão não tem cura", "Aprenda a lidar com a depressão", etc. Em primeiro lugar eu pergunto: Em que lugar está escrito na Bíblia que não existe cura para as enfermidades do homem? Pelo contrário, a Bíblia nos ensina que para aquele que crê, tudo é possível (Marcos 9:23), e que Jesus já tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças (Mateus 8:17). A nossa fé nos liberta! Basta darmos um basta, não é possível que uma geração incrédula como a nossa passe a sucumbir com este mal, com este engano e mentira que o diabo colocou sobre nós! A partir do dia em que entendi que não preciso aceitar a depressão na minha vida, porque quando Ele veio ao mundo para nos salvar, Ele levou nossas doenças e por isso somos LIVRES; aceitar esta mentira em mim nunca mais fez sentido. Eu cri na verdadeira libertação, porque quando aceitei Jesus na minha vida, Ele me livrou desse jugo, Ele veio com braço forte quebrando toda corrente que insistia em me trazer tristeza, Ele me mostrou que é incoerente crer no bem e aceitar o mal. A vida é muito para ser desperdiçada com isso! 
Mas o que fazer com os meios de comunicação que intitulam a depressão como "a doença do século", alocando depoimentos horrendos, tratando disso como se fosse "normal", "aceitável", "previsível em pleno século XXI"? Abramos os olhos Igreja! Não podemos autorizar o engano a se infiltrar em nosso meio. Sejamos nós conhecedores da Palavra de Deus que nos abre os olhos para discernirmos todas as coisas. Não é normal estar deprimido, não podemos nos deixar ser invadidos por essa onda triste e sombria que promete ser a doença mais comum dos próximos anos! Enxergamos nós, como o diabo distorceu tudo à nossa volta! Reaja, levante-se, busque forças em Deus quando não há mais as suas! E como experiência própria, se posso te aconselhar com duas palavras, elas são: CREIA E PERSISTA! Chute o balde, não ceda! No lugar da rotina abatida e triste de antes, concentre-se em orar muito, espere firmemente sua bênção, e acima de tudo persista, não olhe pra trás por nada nesse mundo. Não caia nos ardis enganos do inimigo. Você não é um derrotado, você não é um coitado, você tem valor! Você é um vaso nas mãos do Senhor e um grande testemunho em Suas mãos! Não se deixe enganar por tantas mentiras, derrube de uma vez por todas as escamas que cobrem os seus olhos! Não desista de você, Jesus pagou um alto preço pra você fazer tão pouco de si mesmo... Valorize sua vida, coisas grandes te esperam lá na frente! Louve a Deus acima de qualquer coisa: esta é a arma poderosa do cristão para derrotar a ação do inimigo às nossas vidas. E por fim, SEJA LIVRE... Jesus veio ao mundo para promover a SUA LIBERDADE!

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade aos oprimidos." (Lucas 4:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!