18 de dez. de 2012

Resistindo ao pecado.

Meditando na Palavra de Deus na história de José, filho de Jacó, fiquei pensando no quão é possível fugirmos do pecado, e que todos os pecados cometidos, - mesmo o adultério por exemplo, no qual José rejeitou cometer, - não são pecados cometidos apenas aos diretamente envolvidos, mas sobretudo, a Deus. (Repare no versículo destacado abaixo):

E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que de nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de aparência e formoso à vista. E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem. Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, se não a ti, porquanto tu és sua mulher, como pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus? (Gênesis 39:6-9).

Quem já leu a história completa da vida de José relatada na Bíblia, sabe que ele foi um homem temente a Deus. Desde jovem o Senhor já lhe dava sonhos proféticos (Gen 37:6-11), e já no Egito, depois de haver sido vendido pelos irmãos, a Bíblia diz que "o Senhor estava com ele e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão" (Gen 39:3). 
Vale salientar aqui, que José resistiu ao pecado justamente por temer a Deus. O pecado bate à nossa porta todos os dias com inúmeras ofertas, mas se por algum momento recusamos não é por mérito nosso, e sim porque tememos a um Deus que não aceita o pecado em nós. Muitos, talvez, ao lerem esta história sem um discernimento Espiritual, podem pensar da seguinte forma: "Ah, mas se José tivesse sucumbido à oferta da esposa do Faraó, talvez não tivesse estado preso no cárcere e privado de sua alta posição no palácio do rei." Agora, acontece que Deus estava com José mesmo naquele cárcere, tanto que um dos sonhos interpretados por ele através do Senhor, foi crucial para tê-lo levado de volta à serviço do Faraó, livre do cárcere; e depois José foi honrado pelo Senhor porque o Faraó lhe confiou altas responsabilidades e ainda, Deus o exaltou quando ele recebeu seus irmãos que vieram buscar mantimentos pois havia fome por toda a parte.

É isso que Deus faz com aquele que foge do pecado: Ele exalta e recompensa. Não importa se os anos tem passado e você tem agido corretamente mas tem sido humilhado, injustiçado e traído. Veja José, escravizado em uma terra estranha por treze anos, e depois por três anos preso no cárcere injustamente. "Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha ser conhecido" (Lucas 12:2), por isso, jamais diga que "Deus esqueceu de você", ou que "não adianta fazer o bem porque ao invés de honra, você só tem encontrado sofrimento." Nada está encoberto aos olhos do Senhor, tanto a maldade do ímpio como a bondade do justo. Por isso, jamais deixe de negar às ofertas tentadoras deste mundo e de alegrar-se em fazer a justiça, porque há um grande galardão àqueles que 'vestem-se de linho finíssimo, que são os atos de justiça dos santos.' (Apocalipse 19:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!