14 de jan. de 2013

Busque no Senhor!

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento (Provérbios 3:5)."

Quantos de nós já não leu este sábio e popular provérbio, que nos inclina a confiarmos no Senhor! Há uma incoerência não muito rara na vida de muitos cristãos: louva-se a Deus, Seu nome é clamado nas orações, professa-se uma fé que denota a confiança no Senhor, mas quando surge o momento de fazermos jus desta fé e desta confiança, esse mesmo cristão se apóia no próprio entendimento, buscando respostas tão somente nele! 
É realmente incoerente apresentarmos nossas petições diante de Deus; - sejam elas a solução de algum problema, a atitude ideal a ser tomada, uma escolha decisiva, - e não buscarmos a resposta de Deus à elas! Encaramos diversas escolhas e situações que exigem uma decisão séria durante nossas vidas. As vezes, o homem é tentado a escolher o que lhe parece mais cômodo, mais confortável, enquanto que Deus aponta para a direção contrária. É errado agir de acordo com nosso próprio entendimento porque ora agimos pela razão, ora pela emoção, e ambas são enganosas. Nossa mente por sua vez, é propensa a falhas, é limitada a uma mera capacidade humana sem discernimento. Nosso coração, como diz a Bíblia, "é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável" (Jeremias 117:9). Logo, não há apoio seguro nem em um, nem em outro; a segurança da atitude certa, da decisão mais coerente e sábia, está no Senhor e não em nós. 
Sofremos as consequências de nossas decisões falhas. Um relacionamento que não era da vontade de Deus, um trabalho no qual lhe rendeu orgulho e status social, estar em um lugar enquanto Deus lhe quis em outro, entre tantas outras coisas. Só quando estamos no centro da vontade de Deus, é que nossa vida espiritual flui de modo que as demais áreas da vida também funcionam, e as vezes, é difícil fazer a vontade de Deus! Você ora por alguma resposta, para entender o que Deus espera de você em determinado assunto, e Ele te mostra que quer exatamente o contrário do que você esperava; mas lembre-se: Deus quer sempre o nosso melhor! A Bíblia diz que Deus tem pensamentos de paz e não de mal à nosso respeito (Jeremias 29:11), e que os Seus pensamentos não são os mesmos pensamentos dos homens (Isaías 55:8), portanto, devemos nos apoiar no único Deus que conhece o nosso amanhã e sabe o que é melhor a cada um de nós.
De tudo o que devemos pedir a Deus, vejo como mais prudente pedir sabedoria e discernimento. Do mesmo modo que Deus se agradou do rei Salomão que pediu sabedoria e discernimento para julgar o povo (1 Reis 3:9), creio que Deus se agrada de nós quando buscamos discernir todas as coisas. A falta de discernimento pode acarretar consequências desastrosas! Um dos exemplos, é quando os Gibeonitas se disfarçaram de viajantes de um povo distante, à Josué e aos demais israelitas, em busca de um tratado de paz que os livrasse da destruição e ruína conforme acontecia com os povos ao redor, que o povo de Israel vinha destruindo por ordem divina. A consequência deste pacto, foi a violação da ordem divina de Deus, que não houvesse aliança com os povos que seriam aniquilados para que o povo de Israel herdasse suas terras. (Leia Josué 9, Deuteronômio 20:16-17). Este é um bom exemplo de desobediência por não buscar à vontade de Deus naquela decisão: "Os israelitas consultaram as provisões dos heveus, mas não consultaram o Senhor" (Josué 9:14). Quando não consultamos o Senhor e o Seu discernimento, estamos sujeitos à julgar pelas aparências, - pelo "o que parece", - e não enxergamos o interior do outro e a sua verdade. Quando os israelitas perceberam aquele povo vestido em trapos, com seus sacos e vasilhas gastas, julgaram pela própria opinião estarem sendo verdadeiros em sua afirmação de estarem vindo de uma terra distante, enquanto sua intenção era de estarem à salvo da destruição; propondo assim uma aliança de paz que era contrária à vontade de Deus!
Quando nos importamos com o que Deus espera de nós, não estamos apenas agindo de maneira sábia e garantindo o nosso melhor; demonstramos ali, nossa submissão diante daquele que é Soberano, Grande e que deseja Reinar sobre nossas vidas!
"A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz (...) Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; à vocês, tolos, tenham bom senso. Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo (...) Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que os rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela." (Provérbios 8:1,4,5,10,11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!