28 de jan. de 2013

Colocando Deus acima de tudo

À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses; e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi (1Reis 11:4).

Com tudo o que Deus lhe dera, como alguém tão sábio como Salomão pôde afastar-se tanto da estreita trajetória da obediência e dos caminhos do Senhor? Seria porque sua sabedoria se transformara em orgulho? Pensaria ser ele, e não Deus, o responsável por sua riqueza e suas bênçãos?
Durante vinte de seus quarenta anos de reinado, Salomão pareceu usar sua sabedoria de modo agradável a Deus. Entretanto, pouca menção se faz, durante esses anos, à sua vida de oração. Embora Salomão tenha oferecido sacrifícios no templo três vezes por ano, não há registro de conversas com Deus durante essas visitas, o que talvez signifique que eram simples formalidade.
Passados vinte anos, começaram a surgir rupturas no reino de Salomão. O primeiro sinal de problema pode ser visto no tratamento dado a um amigo (Hirão), ao oferecer-lhe um presente barato (9:10-14). A rainha de Sabá fartou Salomão de elogios por sua sabedoria, embora tivesse o cuidado de dar a Deus o crédito pelos sucessos do rei. Apesar das palavras entusiastas dessa líder estrangeira sobre o Deus de Israel, não há na passagem sugestão de que Salomão tivesse concordado com ela ou encorajado seu interesse no Deus que lhe abençoara o reino.
A reputação de Salomão concedeu-lhes grandes riquezas. Ele acumulou bens: embarcações, cavalos, ouro, carros, palácios e mulheres - muitas mulheres. Encheu sua vida com tesouros, e foi aí onde acabou seu coração. "O rei Salomão era o mais rico e o mais sábio de todos os reis da terra " (10:23). Deus prometera isso. Quando Salomão pediu sabedoria para governar a nação, Deus respondeu: "Também lhe darei o que você não pediu: riquezas, e fama, de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida" (3:13).
Como toda essa sabedoria, as riquezas não lhe deveriam ter subido à cabeça. Mas subiram! Jesus disse: "Pois onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração" (Mt 6:21). Uma vez que o coração de Salomão se fixou na riqueza material, foi fácil suas mulheres estrangeiras afastarem o coração dele do Deus que tão ricamente o abençoará.
Qualquer uma de nós pode ser tentada a colocar as coisas deste mundo acima do relacionamento com Deus. É por isso que devemos pedir-lhe regularmente que nos mostre se alguma posse ou algum desejo está interferindo na caminhada com Ele. Devemos pedir ao Senhor não só sabedoria nessa área, mas também força para resistir a qualquer coisa que tente nosso coração a afastar-se dEle. 

A Bíblia da Mulher que Ora, - Stormie Omartian, pág. 363.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!