5 de mar. de 2013

A boa parte.

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" Respondeu o Senhor: "Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. (Lucas 10:38-41) (NVI).

As vezes é difícil conciliar as inúmeras atividades do dia, com nosso tempo com o Senhor. Quanto mais os anos passam, mais ocupados ficamos. Antigamente, o trabalho predominante era no campo. Algumas mulheres ajudavam os homens, e a maioria delas trabalhava no lar e cuidava dos filhos. Não existia televisão, internet, telefone, shopping, e a distância de casa ao trabalho normalmente era percorrida a pé. Hoje, milhares de trabalhadores ficam presos por horas no trânsito, as crianças estudam e fazem uma porção de atividades extras. Aulas de balé, curso de idiomas, natação, entre outros. Vinte e quatro horas de repente parece pouco, em meio ao caos de cada dia.
Jesus diz que apenas uma coisa é necessária. Diz também que "Maria escolheu a boa parte". Tiro duas considerações diferentes sobre esta mesma passagem: 
1. As vezes, deixamos "a boa parte" de lado, preferindo as muitas distrações e ocupações, ao invés de reservarmos um tempo somente para sentar e ouvir o Senhor, como fez Maria. "Ouvir o Senhor" aqui, pode ser entendido como: meditar diariamente na leitura da Palavra, ter os momentos de oração e intercessão, ir à igreja, louvar, enfim, cuidar das coisas de Deus.
2. De outro modo, esta passagem também pode ser entendida como o quanto ficamos ansiosos, inquietos e preocupados, quando não estamos sensíveis à voz do Senhor. Sempre que tentamos fazer as coisas do nosso jeito, essa atitude irá resultar num coração inquieto. A direção de Deus na vida do cristão é algo muito importante. Temos de obedecer a voz que nos fala ao coração! Muitas vezes Deus fala comigo através da Sua Palavra, outras vezes, o Espírito Santo me dá uma direção de orar, ou de fazer algo de positivo. Outras vezes, antes mesmo de pecar, sinto no coração que não devo agir de tal maneira. As vezes também, sou levada à circunstâncias que me fazem entender a vontade de Deus sobre determinada situação. O ponto 2 desta passagem, é ter um coração sensível à vontade de Deus... e isso não apenas sendo direcionado das maneiras que exemplifiquei, mas também colocando o Senhor à frente de todas as decisões. É inaceitável que um cristão aja por sua própria concepção e não coloque o Senhor dirigindo tudo. 

É muito claro para mim que para lidar com as duas situações (e inúmeras outras), é a oração que irá ajudar! Devemos orar para que Deus nos mostre o que tem tomado o tempo da "boa parte", que é nossa comunhão com o Senhor, e também para que Ele nos dirija e nos dê um coração disposto à ouvi-lO. Que mesmo diante de nossas ocupações diárias, possamos priorizar o "sentar e ouvir o Senhor". Jesus disse que "Marta estava preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia, apenas uma é necessária." Logo, à nós não é diferente! Se eu parar para ouvir a vontade do Senhor para a minha vida, dedicar do meu tempo para as coisas de Deus e conhecer os seus conselhos e ensinamentos (como Maria que ouvia Sua palavra), então as demais coisas estarão sujeitas à Ele! Não preciso ficar inquieta, nem preocupada, eu já cuidei do que é necessário, entende? Jesus disse também que "a boa parte não lhe será tirada"! Glória a Deus! Enquanto mantemos o foco em Jesus e no que Ele tem a nos dizer, temos a garantia de que o nosso grande Tesouro não será tirado! 

Se hoje você foi falho, comece de novo. Se você errou, se você negligenciou, se você se distraiu, se você agiu fora da vontade de Deus, ok, comece de novo. A boa parte não nos será tirada! A boa parte em você pode estar com a chama comprometida, pode ter esfriado, pode parecer vazia, mas não está! Experimente começar de novo deixando de lado o turbilhão de coisas que te ocupam! Ainda que você trabalhe, estude, cuide dos filhos, do(a) esposo(a), das compras, e do amontoado de coisas que você faz todos os dias, experimente viver em sintonia com o Pai, separando o máximo de tempo possível à sua comunhão. Escolha a boa parte! Como Maria, receba Jesus em sua casa e escute-O!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!