12 de mar. de 2013

Quando sou fraco, então sou forte.


Os desertos são marcados pela pouca capacidade de sustentar vida. No deserto há verdadeira escassez de vegetação, e são poucas as espécies de animais que se adaptam à pouca água e à terra árida.
Ao contrário do que se pensa, nem todos os desertos são quentes. Alguns desertos são bastante frios, chegando a nevar; outros, experimentam tempestades de vento quase que frequentes. 
Analisando pela ótica humana, viver no deserto é bastante penoso e sofrido; uma tarefa realmente impossível. Ou nosso corpo sofrerá pelo calor excessivo, ou então pelo frio cortante. Morreremos de sede pela escassez de água, e o solo estéril não poderá nos suprir com frutos. O fato, é que em nossa caminhada com Deus, estamos suscetíveis à viver em verdadeiros desertos, as vezes. Caminhamos com dificuldade, o cansaço torna nossos joelhos trôpegos, a solidão invade o âmago de nosso ser e parece não haver água para tamanha sede... Caminhar no deserto é muito doloroso. Olhamos por todos os lados e o cenário não muda aos nossos olhos. As dunas de preocupações, a areia de problemas, o longo caminho à ser percorrido. A verdade é que não podemos atravessar o deserto sem fé. A fé é nossa maior aliada quanto enfrentamos dificuldades. Se optarmos por atravessar o deserto sem ela, estaremos fadados ao fracasso: não iremos suportar o clima intenso; ma se seguirmos o deserto com fé, entenderemos que apesar da dura caminhada, a vitória é certa logo à frente.
Nos desertos há uma riqueza de vida escondida. Há grande quantidade de água em lugares estratégicos que a natureza vai esculpindo com o passar dos anos.  Também existem animais que podem viver para sempre sem beber água, extraindo apenas a umidade dos alimentos. Nem tudo no deserto é ruim. Além de pequenos "tesouros" escondidos à nos dar esperança, há uma grande evolução na vida daquele que o atravessa. Assim como o organismo desses animais que vivem no deserto, com o passar dos anos evoluiu para que seus corpos armazenem água e assim garantam sua sobrevivência, da mesma forma, nós, quando atravessamos verdadeiros desertos espirituais, saímos de lá mais "evoluídos", mais fortes, mais preparados à viver pela fé e mais experientes quanto aos ataques do inimigo. Se trata de um aprendizado. Deus sempre tem algo novo a nos ensinar, mesmo quando estamos escassos de vida, de Espírito, e alegria.
Deus também espera que aprendamos a percorrer caminhos difíceis sem murmuração, sem auto-piedade. Veja os israelitas quando saíram do Egito, atravessam aquele longo deserto sempre murmurando, apesar da presença constante do Senhor em forma de fogo e de nuvem dando a eles direção.
Deus está contigo, irmão! Ele sabe que você não é capaz de suportar a caminhada sozinho. Lembre-se: há fontes de água escondidas no deserto. Do mesmo modo, no deserto que você atravessa, também há um lugar de descanso, também há um tesouro. E este tesouro está bem dentro de você. "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." (2 Coríntios 4:7). Este verso nos mostra que apesar do nosso corpo fraco, simbolizado pelo vaso que é frágil e pode quebrar,  nós armazenamos um grande tesouro em nós que é a presença de Deus, que é o esplendor de seu Evangelho em nossas vidas. Por isso, não importa o que você tem vivido, os problemas que tem enfrentado, a solução está bem dentro de você. É Cristo que vive dentro de ti que irá lhe sustentar e orientar durante esse "passeio" íngreme. Não desista. As vezes acreditamos que a jornada é longa, mas o findar dela está logo adiante. Busque sua força no Senhor, somente no Senhor. Ele é o único que pode te tirar de lugares árduos e transportar à lugares altos. Hoje li a frase: "Um pequeno passo de obediência é um enorme passo em direção ao centro da vontade de Deus." Obedeça à Deus. Mantenha os olhos fitos nEle e perceba que conforme você for caminhando você ficará mais forte diante das tempestades de vento. Elas já não te derrubarão mais. Se Deus permite que você viva isto, é porque Ele te quer mais forte. Lembre-se: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. (...) Porque quando estou fraco, então sou forte." (2 Coríntios 12:9-10). É só Jesus que pode te ajudar. Busque nEle, e você descansará e se deleitará naquele que é Fiel e se importa com cada um de nós.

2 comentários:

  1. Que bençāo! O engraçado é que li esse texto após escrever nosso novo post "DIAS QUENTES". Mas aqui Encontrei uaealidade bem detalhada do que tenho passado. "Há fontes de água escondida no deserto", é nisso que precisamos crer. Que o Senhor nosso Deus e pai continue a derramar sabedoria na vida desse ministério! Paz e Graça.

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso! Nunca tinha lido um texto sobre deserto por essa ótica espiritual.Obg por compartilhar.

    Bjos

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!