7 de abr. de 2013

Diante das provações.

Fonte imagem: todoamorquehouver-neto

Mais uma vez, sinto no coração de escrever sobre provações. Acredito que por estar vivendo uma neste momento, talvez eu esteja mais sensível à condição daqueles que também tem sofrido, e com isso possa transmitir palavras que edifiquem e confortem.

Hoje, pela manhã, mais uma vez estive lendo um dos livros que mais gosto na Bíblia, que é 1Pedro. Acho incrível a sabedoria e a riqueza que encontramos nas palavras do apóstolo Pedro, tratando de temas tão profundos e significantes, que tornam especialmente real o verso que diz: "Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas,e julga os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12). 

Dois versos, em especial, me chamaram muito a atenção: "Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês tem, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado." (1 Pedro 1:6-7). 
Escrevi esta semana ainda, a respeito de tentações e provações aqui no blog (clique aqui). Mas hoje quero focar no tema provações
Gostaria de levantar pontos importantes sobre estes dois versos acima: Perceba: "...ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação." No verso anterior, Pedro fala a respeito da salvação, de uma herança guardada nos céus por meio da ressurreição de Cristo. Comparando esta eternidade citada nos versos anteriores, com "o pouco de tempo" que é nossa vida terrena, percebemos o contraste entre uma vida terrena finita, repleta de provações sim, mas também repleta de uma viva esperança; e do outro lado, percebemos uma vida eterna, com um grande peso de glória, a participação na glória do Deus vivo! Nenhuma prova é superior à isto! "Porque a nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós um peso eterno de glória mui excelente." (2 Coríntios 4:17).
O verso 7 ainda diz: "Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês tem, (...) é genuína e resultará em louvor, glória e honra quando Jesus Cristo for revelado." Mais uma vez entendemos que as provas resultam em glória. A Bíblia diz que nas provações nossa fé é testada por Deus, e este verso mostra que será comprovado que nossa fé é genuína! Deus está sempre aperfeiçoando o caráter de seus servos. Deste modo, nossa fé é tratada, colocada à prova, já que é por meio dela que viveremos: "Mas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder, não me agradarei dele." (Hebreus 10:38). 

Postei nesta semana, mas escrevo mais uma vez a definição de Tiago às provações: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." (Tiago 1:1-4). Resultado da aprovação: Perseverança, maturidade, integridade; e ainda: "sem lhes faltar coisa alguma". A provação, de fato, gera um caráter aprovado por Deus.

"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1:12).
Lembre-se de que na terra, tudo é passageiro, não dura para sempre. Da mesma forma, nossas tristezas possuem um findar, um ponto final. Deus nos promete a coroa da vida, uma eternidade juntos dEle. Todas as provas que enfrentamos, na verdade vem para contribuir! Frutos de maturidade espiritual, integridade, uma fé comprovada! Se pararmos para pensar, ser provado acaba sendo um privilégio.
Perceba que os grandes apóstolos, como Paulo, já não se abatiam por nada! Não importando a situação, persistiam. O foco deles era converter vidas à Jesus. Paulo nos advertiu: "Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Romanos 12:11-12), e Paulo sabia do que falava! Foi açoitado, preso, perseguido, e apedrejado por causa de Cristo, entre tantas outras coisas! Não digo que é fácil estarmos alegres, enquanto vivemos situações difíceis! Mas para isso, temos a oração. Temos a persistência na oração! Devemos orar para que seja gerado em nós, esta alegria e esta paciência que a Bíblia trata, porque Deus nos prova enquanto estamos aqui; e é imprescindível sermos aprovados nesse processo! A coroa da vida nos espera... esse é o motivo!

Minha oração é que Deus sustente a mim, e a todos os Seus filhos diante das tribulações. E que sejamos dignos de gerar frutos de glória depois de termos sido aprovados por Deus Pai! Em Nome de Jesus, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!