15 de abr. de 2013

Estudo | Entendendo a Bíblia (continuação - Era dos Patriarcas)


Há quatro grandes homens na Era dos Patriarcas:
1. Abraão; 2. Isaque; 3. Jacó; 4. José.

1. Abraão: pai do povo hebreu (Gênesis 12-23)
Por causa do pecado e da Queda do homem, a atenção de Deus agora está focada em um plano de redenção para a humanidade. Deus quer uma pessoa por intermédio da qual ele possa trabalhar para produzir um reflexo de si mesmo, e pela qual ele possa espalhar a mensagem da redenção ao mundo. Ele escolhe Abraão, que se torna o pai do povo hebreu, e promete um país (terra), incontáveis descendentes (semente) e um impacto mundial e atemporal (bênção). Abraão está vivendo em Ur, perto da convergência do Tigres com o Eufrates, na época. Deus o leva à terra de Canaã, onde Abraão se estabelece e tem dois filhos, Ismael e Isaque.

2. Isaque: segundo pai da promessa (Gênesis 24-26)
Isaque se torna o segundo pai da promessa quando a realização das promessas de Abraão passa para ele. Isaque testemunha  vários grandes milagres durante sua vida. Vive na terra de Abraão, torna-se próspero e morre velho depois de ter tido dois filhos: Esaú e Jacó.

3. Jacó: pai da nação de Israel (Gênesis 27-35)
As promessas dadas a Abraão são passadas por Isaque para Jacó, seu filho mais jovem. Jacó começa a vida como um canalha conivente. No entanto, após uma série de milagres e outros encontros com Deus, ele se emenda. Jacó tem doze filhos, e as promessas de Abraão são passadas a todos eles como família. Enquanto Abraão é o pai do povo hebreu, Jacó é o pai da nação de Israel, e de seus doze filhos emergem as doze tribos da nação de Israel.

 4. José líder no Egito (Gênesis 37-50)
Os filhos de Jacó, na maior parte, possuem pouco compromisso com o chamado de Deus para formar uma nação. Eles vendem seu irmão José como escravo e este é levado ao Egito. Por causa da retidão de José ele se torna um grande líder no Egito. Durante uma severa fome, sua família vai ao Egito atrás de comida, se reúne com José e, como resultado, desfruta de paz e conforto. Depois que José morre, no entanto, seu povo é escravizado pelos próximos quatrocentos anos. Esse tempo de julgamento aumenta a fome espiritual do povo hebreu e eles clamam a Deus por libertação.

Fonte: Livro 30 Dias para Entender a Bíblia, Max Anders.

No próximo estudo, postarei a respeito da Era do Êxodo, – seus principais acontecimentos e linha histórica.

Bom estudo e que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!