25 de abr. de 2013

Objetos e práticas abomináveis.

"Certamente abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com pagãos. Sua terra está cheia de prata e ouro; seus tesouros são incontáveis. Sua terra está cheia de cavalos; seus carros não têm fim. Sua terra está cheia de ídolos. Eles se inclinam diante da obra das suas mãos, diante do que os seus dedos fizeram." (Isaías 2:6-8). 

"Naquele dia o Senhor arrancará os enfeites delas: as pulseiras, as testeiras e os colares; os pendentes, os braceletes e os véus, os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo, os cintos, os talismãs e os amuletos..." (Isaías 3:18-20).

No capítulo 2 de Isaías, percebemos o povo de Judá adotando práticas malditas de outros povos, a idolatria predominante, o apego ao dinheiro, além de alianças pagãs estabelecidas. Já o capítulo 3 trata não apenas da rejeição de Deus à vaidade e a soberba das filhas de Sião, mas também quanto aos talismãs e amuletos que usavam (verso 20).

Deus abomina toda e qualquer forma de idolatria. No início de tudo, quando Deus entregou a terra de Canaã aos israelitas, estes já haviam sido advertidos seriamente a não adorarem os deuses daquele povo, não fazerem alianças com estes, nem imitarem suas práticas detestáveis; e então obedecendo a Deus, seriam abençoados. (Ex 23:30; 34:12-17).

O fato é que o povo de Israel, separado por Deus para ser santo, puro e obediente, feriu as advertências que tanto lhes foram frisadas, e posteriormente vemos inclusive o povo de Israel dando-se em casamento a estes povos pagãos, imitando sua conduta reprovável aderindo à idolatria, ao ocultismo, e fazendo do projeto santo de Deus, algo inteiramente depravado. 
A história dos reis de Israel (salvo poucas exceções), é marcada por líderes idólatras e corrompidos, e consequentemente uma nação decaída e pecadora.

Conforme o capítulo 3 de Isaías, as mulheres de Sião aderiam ao uso de talismãs e amuletos. O dicionário Priberam define talismã como: figura, medalha ou peça a que se atribuem virtudes sobrenaturais; enquanto o dicionário Aurélio define amuleto como: objeto que alguém leva consigo por superstição, para se preservar de perigos, doenças, etc. 

Em Ezequiel também podemos constatar a ira de Deus sobre mulheres feiticeiras que usavam berloques nos pulsos como amuletos e véus enfeitiçados para enlaçar o povo (Ez 13:18). 

Deus não permite que façamos uso de amuletos e ídolos (imagens, "santos", rosários, pé de coelho, cruz, etc). O Único capaz de proteger-nos de qualquer perigo, enfermidade e que possui poder de nos ajudar em situações adversas é Deus e mais ninguém! 

Fico penalizada, inclusive, com a idolatria na vida de cristãos, mesmo dentro das igrejas! Objetos que não passam de ídolos, sendo usados por cristãos para receberem curas e graças! Aquele que ler a Palavra de Deus e discerni-la através do Espírito de Deus, entenderá que isso é detestável ao Senhor, afinal Jesus já levou sobre si nossas enfermidades e dores (Is 53:4), o véu já foi rasgado, nós temos livre acesso à Deus em oração, e o que Ele espera de nós é nossa súplica, não a superstição de que um amuleto, um mero ídolo tem poder para curar-nos de enfermidades e de nos promover prosperidade!

Não entendo porque o homem insiste em confiar poder sobrenatural à algo feito pelo próprio homem, no qual  Deus já nos advertiu que não podem falar, nem ver, nem ouvir! 

Penso no rumo que o mundo tomou! A essência religiosa do homem não possui ídolos, nem amuletos, nem práticas hereges como espiritismo, horóscopo, magia, entre outros. Deus é o nosso criador e Ele nos fez para a Sua glória; tudo é para Ele! (Rm 11:36).

Peço que você ore para que o Espírito Santo lhe mostre se em sua casa há algum ídolo ou amuleto, livros, quadros, imagens ou qualquer outra coisa abominável ao Senhor! Lembre-se de que mantendo isso em sua casa, você não apenas está desagradando a Deus, como também está dando legalidade ao inimigo e este pode lançar inúmeros males sobre sua vida e família. A Bíblia é bastante clara quando diz que o ídolo na verdade nada é em si, porque não existe, mas quando se é oferecido um sacrifício a este (e mesmo uma crença, uma devoção), na verdade está sendo oferecido a um demônio e não ao ídolo em si (1Co 10:19-20). 

Este é um assunto bastante extenso. Há muitas formas de idolatria, infelizmente, e há outras práticas malditas no qual quero mencionar neste estudo. Farei ainda uma ou mais postagens dando continuidade ao assunto, e minha oração é que o Senhor venha nos mostrar tudo o que lhe desagrada em nossas casas, crenças e possíveis práticas! Que em Nome de Jesus nosso amor, devoção e fé seja no Único digno de receber toda honra, glória e louvor, nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!