8 de mai. de 2013

Estudo | Entendendo a Bíblia (continuação - Era dos Juízes)


A era dos juízes foi um período terrível na história do povo judeu. Eles tinham perdido seu ancoradouro espiritual e isso está registrado no versículo final do Livro dos Juízes: "cada um fazia o que lhe parecia certo". O resultado foi um tempo moralmente degradado, socialmente pervertido e espiritualmente falido de quase quatrocentos anos. Israel tinha toda a riqueza das promessas de Deus à sua disposição. Mas eles remexiam no lixo da vida, suando para levar uma existência deplorável. Podiam ser reis, mas viviam como pobres.

Há quatro assuntos principais na Era dos Juízes:
1. Juízes; 2. Rebelião; 3. Ciclos; 4. Rute.

1. Juízes: os líderes de Israel (Juízes):
Como visto no Livro dos Juízes, esses juízes não são homens que usam roupas negras largas, que se sentam em bancos e tomam decisões legais. Em vez disso, são líderes político-militares de Israel que exercitam quase que o poder absoluto por causa de suas capacidades. Os quatro juízes principais são:
  • Débora, uma juíza mulher no começo da Era dos Juízes.
  • Gideão, que derrota um exército de milhares com apenas trezentos homens.
  • Sansão, o juiz mais famoso, cuja fabulosa força capturou nossa imaginação durante milhares de anos.
  • Samuel, um personagem transicional muito vem conceituado nas Escrituras, que é tanto o último juiz quanto o primeiro profeta.
2. Rebelião: a quebra da Lei de Deus (Juízes):
O Livro de Juízes registra o período mais terrível na história de Israel, seguindo uma das eras mais brilhantes: a Era da Conquista sob o comando de Josué. Pouco antes de Moisés morrer, ele instrui Israel (em Deuteronômio 7:1-5) a fazer três coisas: 
  1. Destruir todos os habitantes de Canaã.
  2. Evitar o casamento com os canaanitas.
  3. Eliminar a adoração dos deuses canaanitas.
Israel fracassa nas três coisas. A quebra da Lei de Deus e o registro da subsequente degradação moral de Israel são coisas bastante tristes.

3. Ciclos: repetição das desgraças de Israel (Juízes):
Uma boa parte da Era dos Juízes envolve uma série de ciclos que são registrados no Livro dos Juízes. Cada ciclo possui cinco partes componentes: (1) Israel "peca", (2) Deus os disciplina por meio da "conquista" militar por um país vizinho, (3) Israel "se arrepende" e pede a Deus que os liberte, (4) Deus manda um juiz que os "liberta" dos grilhões, e (5) Deus "liberta" a terra da opressão militar durante o resto da vida do juiz. Esse é um ciclo: pecado, conquista, arrependimento, libertação e liberdade. Depois, quando um juiz morre, a repetição das desgraças de Israel recomeça. Os israelitas caem novamente no pecado, seguido por conquista, seguido por arrependimento, etc. Sete ciclos desses estão registrados no Livro dos Juízes.

4. Rute: uma mulher modelo (Rute):
Aparecendo com forte contraste em relação à história geral da Era dos Juízes está Rute, descrita no livro que leva seu nome. Essa mulher modelo que vive durante a Era dos Juízes é um exemplo de força moral e espiritual. Sua história é de amor, pureza e compromisso. É uma ilustração viva das bênçãos que Deus dá àqueles que vivem em obediência fiel à Ele. Um exemplo das bênçãos de Deus a Rute é que ela, que não era hebreia, está listada na linhagem que vai de Abraão a Jesus.

Fonte: Livro 30 Dias para Entender a Bíblia, Max Anders.

No próximo estudo, postarei a respeito da era do Reino– seus principais acontecimentos e linha histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!