9 de mai. de 2013

Se baseando na Palavra e vencendo as lutas.

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido" (Js 1:8).

Quando somos estudantes, precisamos dispôr muito de nosso tempo para a leitura e compreensão de livros e estudos. Muitas vezes, falamos sobre o que aprendemos como forma de fixar este aprendizado, e até ensaiamos antes de fazer alguma apresentação de trabalho escolar. Se necessário, nos damos ao trabalho até mesmo de decorar as palavras lidas; visto que poderão cair em testes e precisamos de boas notas.

Façamos um comparativo disso com a missão de Josué, de conduzir Israel à Terra Prometida. Deus exigiu a fé daquele que exerceria esta liderança sobre os israelitas. A grande prova se dá quando alguns homens são enviados à Canaã, a fim de fazerem um reconhecimento daquela terra (Nm 13). Apenas Josué e Calebe voltam com um relatório otimista; a confiança e a fé nas promessas de Deus não os deixaram se intimidar pelos gigantes do lugar. "A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!" (Nm 14:9). Agora este homem de fé conduziria Israel ao cumprimento da promessa. Mas não podemos descartar o quão pode ter sido difícil à Josué cumprir tal missão. Não para menos, Josué foi várias vezes advertido que fosse forte e corajoso! Josué liderou a derrubada do muro de Jericó, teve de estar à frente de grandes batalhas, visando a conquista de terras que seriam divididas entre seu povo. Muita força e coragem, realmente precisavam ser dispensadas à Josué para que Israel fosse bem sucedido na conquista!

Lembre-se que conforme lemos em Números 13, Josué foi um homem que confiava em Deus. Não se deixava intimidar por grandes exércitos, tampouco por gigantes que viviam naquelas terras. Em momentos de temor e dúvida, Josué buscou a face do Senhor (Js 7:6-9). 

Para que Josué fosse bem sucedido em sua missão de conquista, é fato que a ordem de Deus foi obedecida, quanto ao que diz o verso 8 do primeiro capítulo. "Seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido"; e assim o foi. Já no final de sua vida, Josué adverte Israel com as mesmas palavras (Js 23:6); ele experimentou a obediência sem se desviar, e consequentemente recebeu a direção e as bênçãos de Deus.

A conquista de Canaã foi "o teste", "a prova escolar" de Josué, comparando ao início deste texto. Assim como nós, ao respondermos as questões de um teste precisamos nos basear em materiais de estudo; para solucionar "as questões", as guerras e dificuldades que viriam, Josué precisou estar firmemente apegado à Lei do Senhor. Não se desviando nem para a direita, nem para a esquerda, como ordenou o Senhor. Pois só assim, Josué saberia como obedecer à Deus; quais as atitudes lhes seriam lícitas ou não. A bússola de Josué foi a Palavra do Senhor; e podemos comprovar isto em suas atitudes. Vemos Josué como um líder que buscava a santidade (Nm 3:5), tinha o coração íntegro (Nm 32:12) e sobretudo, como vimos, confiava em Deus.

Diante disso, fica a evidência de que somente baseados à Palavra de Deus, somos capazes de obedecer e encarar as batalhas com fé, ousadia e força.

Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!