23 de mai. de 2013

Você sabe dominar-se?


"Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se" (Provérbios 25:28).

Você já notou que em todo pecado, podemos ver ainda que de modo implícito, a falta de domínio próprio? A ira que não foi dominada e causou impulsos violentos; o desejo carnal de comer e/ou beber em excesso que gerou gula, falta de sobriedade e destruição da saúde; a avareza que começou singela, até tomar o coração por inteiro; o olhar curioso e carnal que deu vasão à um adultério e outros tipos de imoralidade! 

E é apenas através do Espírito Santo em nós, que geramos o auto domínio. Qualquer esforço humano para tal é fracassado; se geramos algum fruto bom, este vem do Espírito. O homem não espiritual, antes, cederá à carne; e logo, como consequência, haverá pecado.

Quanto ao verso chave deste texto, vemos o sábio rei Salomão comparando o homem que não se auto domina, com uma "cidade de muros derrubados". Podemos logo associar os muros caídos à ruína, à desolação, à vulnerabilidade. E é exatamente assim aquele que não toma as rédeas da própria vida; como uma cidade arruinada, sem fortalezas, sem muros; fica suscetível à seu inimigo. 

Muros na Bíblia, são citados juntamente de suas cidades protegidas. Fazem a proteção do povo contra os ataques e saques de povos inimigos. Muros também simbolizam a separação, o remanescente, a distinção de um povo separado por Deus para ser santo e dirigido de modo direto por Ele. Portanto, comparar-se à muros caídos, é sinônimo de estar vulnerável ao inimigo, é fazer parte de algo instável, destruído; comparo seus escombros caídos ao domínio que não foi conquistado, e acabou por se tornar pecado.

O pecado destrói. Afasta o homem da presença de Deus. Esmigalha e despedaça os sonhos e desígnios de Deus à nós, para o qual fomos criados. 

Pensemos no contrário. O auto domínio é como um muro alto, forte, imponente. Enquanto tomarmos os freios de nossas emoções e vontades, seremos comparados à um muro sólido e que não cede facilmente. Poderão vir as tentações, os ímpetos e impulsos da carne, mas controlaremos a nós mesmos, pois estamos vivendo em Espírito, e com isso herdamos o agir de Deus em nós!

Por isso chego a conclusão de que, não há possibilidade de uma vez arraigados no Espírito, sucumbirmos à carne; e de que, sem o agir do Espírito em nós, não é possível gerar qualquer bom fruto que venha de Deus!

A Bíblia diz que os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram sua carne, com as suas paixões e os seus desejos (Gl 5:24). Tendo isto, cabe a nós o sacrifício diário e constante de dizer "não" quando nossa carne diz "sim"; e também o contrário; o nosso ceder ao Espírito que anseia pelo o que nossa carne guerreira para não fazermos: viver uma vida de oração, de meditação na Palavra de Deus, na prática de jejuns e também indo à Casa de Deus em comunhão com nossos irmãos em Cristo!

Viva no Espírito e domine-se! Auto domínio é liberdade em Cristo!
Que Deus abençoe você e sua casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!