2 de jul. de 2013

Cumprindo o seu chamado.


Não raramente, vemos homens da Bíblia assustados com o chamado de Deus em suas vidas. O peso da responsabilidade envolvida, a complexidade de profetizar à povos rebeldes e obstinados. Imagino o pesar desses grandes profetas ao anunciar cativeiros, sofrimento e castigos iminentes. 

Talvez alguns conquistem ministérios motivados à suas aspirações egoístas, como para atrair para si notoriedade, prestígio, poder; outros, felizmente, possuem plena convicção de que receberam um chamado de Deus, para unicamente agirem como instrumentos Dele.

Deus é que escolhe quem usar em Sua obra, e em Sua mente insondável, muitas vezes usa grandemente os "menos prováveis" à olhos humanos. Paulo escreveu à igreja de Corinto: "Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes." (1 Coríntios 1:26-27).

Muito comumente, este chamado não se cumpre com facilidade. Seja a partir das muitas retaliações espirituais, seja pela própria dificuldade em executá-lo. Veja o caso de Ezequiel. Deus o advertiu que não temesse Israel e suas palavras (Ez 2:6); que não o iriam ouvir pois toda a nação estava endurecida e obstinada (Ez 2:7). Ezequiel devia falar à seus compatriotas exilados; muito provavelmente desgastados e sofridos, por conta dos próprios pecados que o levaram àquela situação cativa. 

Imagine-se profetizando no meio de um povo de palavras duras, relutante à ouvir tudo o que o próprio Espírito do Senhor o inspira à dizê-lo. Você não possui honra, moral, ou vida social entre o povo. Não obstante, não entregar palavras de advertência quando Deus o ordena a fazê-lo, pesa como iniquidade em você mesmo, por conta da omissão de não haver profetizado. Não para menos, Ezequiel sentiu-se amargurado e cheio de ira ao receber seu chamado da parte do Senhor (Ez 3:14).

Mas não escrevo este texto para lembrá-lo das dificuldades em cumprir o que Deus determinou à sua vida ministerial. Escrevo para lembrá-lo que, independente dos sofrimentos possíveis, a obediência ao que Deus nos entregou é sempre o melhor caminho, e Ele sempre capacitará os seus servos à executarem a obra. Uma parte do texto de Ezequiel 3 chamou-me muito a atenção e gostaria de compartilhar:

"Mas a nação de Israel não vai querer ouvi-lo porque não quer me ouvir, pois toda a nação de Israel está endurecida e obstinada. Mas eu tornarei você tão inflexível e endurecido quanto eles. Tornarei a sua testa como a mais dura das pedras, mais dura que a pederneira. Não tenha medo deles, nem fique apavorado ao vê-los, embora sejam uma nação rebelde". E continuou: "Filho do homem, ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser. Vá agora aos seus compatriotas que estão no exílio e fale com eles. Diga-lhes, quer ouçam quer deixem de ouvir: Assim diz o Soberano Senhor". Depois o Espírito elevou-me, e ouvi esta estrondosa aclamação: "Que a glória do Senhor seja louvada em sua habitação! (Ezequiel 3:7-12).

Deus tornaria Ezequiel corajoso ao entregar as profecias. Deus o faria forte e determinado, a fim de capacitá-lo a executar seu chamado profético. Perceba que o Senhor pedia continuamente que Ezequiel não tivesse medo, nem se apavorasse. Esta observação permanece nos dias de hoje. Quando Deus entrega algo à seus servos, estes precisam anunciar a mensagem de Deus como diz o verso destacado: "quer ouçam, quer deixem de ouvir". No texto entendemos também que o Espírito de Deus o elevava (v.14), entrava no profeta enquanto este ouvia o que o Senhor lhe falava (v.2); e ainda vemos a presença do Espírito Santo em todo decorrer deste livro. É o Espírito Santo em nós que executará o chamado recebido da parte de Deus. Temos a total dependência do Espírito para realizar o ministério que nos coube. 

Por isso busque discernir do Senhor qual a sua missão, e como você pode ser útil ao Reino de Deus aqui na terra. À todos nós foi incumbido o propósito de fazer discípulos de todas as nações; e o "Ide" de Cristo pode começar a partir das pessoas mais próximas de nós, como amigos e família.

"E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita." (Lc 10:2). 

E à você, que já possui plena e total convicção de seu chamado, cumpra-o com afinco e fidelidade, afinal, independente das adversidades é o SENHOR quem te capacita à cumpri-lo, e acima das dificuldades encontra-se um grande privilégio de participar da expansão do Reino.

Deus te abençoe!

Um comentário:

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!