13 de mar. de 2015

Cuidado com o ativismo!


Meditando esta semana na Palavra de Deus, atentei-me para o fato de que Moisés, um homem de Deus, ungido e capacitado para o seu chamado, precisou delegar responsabilidades e dividir atividades com outros israelitas (conforme Êxodo 18:18-20).

Além de ser o porta voz do Senhor, de liderar o povo de Israel pelo deserto com destino a Canaã, de ser instruído com todas as normas, leis e funcionamento do Templo, Moisés ainda se assentava de manhã até o cair da tarde para julgar as questões do povo. Agora considere que muitas vezes este mesmo povo rebelou-se contra Deus, murmuraram contra Moisés, e inúmeras vezes reclamaram dos mais diversos motivos diante de Moisés que os conduzia!

Posso imaginar o desgaste de Moisés! Creio que o maior objetivo de Moisés encontrar seu sogro naqueles dias tumultuados, foi justamente para que ele de modo sábio o aconselhasse a delegar tarefas!

A verdade é que nosso corpo, nossas emoções e mente possuem limites, e quando esses limites são ultrapassados existe um reflexo em forma de enfermidades, maus sintomas, depressão, ansiedade e outras mazelas.

Outro ponto, é que meditando na Palavra de Deus vemos o quanto o Senhor é meticuloso, detalhista, o quanto Ele ordenou e conduziu Suas normas para a construção do Templo de modo excelente, e para isso Ele selecionou diversas pessoas, desde artesãos, bordadores, construtores, até sacerdotes, levitas, guardas e muitos outros. Ou seja, através dessa delegação de atividades, Ele quis nos ensinar que cada um de nós possui dons e também limites. Cada um foi encarregado de uma atividade especifica no qual não se sobrecarregasse, e também para que o fizesse de modo excelente.

Tenha uma certeza, querido (a): onde existe excesso de atividades, onde assume-se muitas tarefas sem o consentimento de Deus em cada uma delas, onde o ativismo reina, certamente existem áreas que estão sendo negligenciadas! Há quem diga que quem faz tudo não faz nada com excelência, e eu concordo com isso. Cada um de nós, homens e mulheres, temos nossas responsabilidades e não podemos nos ausentar delas, mas isso é diferente de assumirmos coisas que venham nos sobrecarregar e por fim nos adoecer!

Medite a respeito, abra o seu coração para o Senhor, e permita que Ele lhe sonde, revelando se de algum modo você tem se sobrecarregado. Lembre-se: acima do que você faz pra Deus, está quem você é pra Ele, e o quão íntimo é o seu relacionamento com Ele, amém?!

Que o Senhor os abençoe e os guarde!
Priscila Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!