4 de ago. de 2015

Não se precipite!




Certamente você conhece a história da mulher de Abraão, Sara, que queria muito ter um filho e ao invés de esperar a promessa do Senhor se cumprir em sua vida, precipitou-se, e ofereceu sua serva Hagar a Abraão para que Sara constituísse família através dela (conforme Gênesis 16).

Eu entendo que o tempo de espera de Abraão e Sara foi realmente muito longo. Deus prometeu vários descendentes a Abraão quando ele estava com 75 anos, (Gênesis 12:4), mas quando Isaque nasceu, Abraão já estava com avançados 100 anos de idade (Gn 21:5). Ou seja, foram 25 anos de espera por parte de Abraão e Sara para que a promessa de Deus acerca de dar-lhes um filho se cumprisse!

Os judeus são descendentes de Isaque, o filho da promessa, de Abraão e Sara. Enquanto os árabes são descendentes de Ismael, o filho de Abraão com a serva Hagar. Existe uma profecia bíblica em Gênesis 16 que retrata muito bem a presente rivalidade entre judeus e árabes: Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos". (Gênesis 16:11,12).

É claro que a vida de Ismael era preciosa para Deus em primeiro lugar, e também ao seu pai terreno, Abraão. Não vou entrar nesta questão. Mas o fato é que a atitude de Sara de precipitar as coisas, oferecendo Hagar para Abraão para que ela gerasse o filho que eles tanto esperavam, causou uma grande confusão que podemos ler em Gênesis, e as consequências são vistas até os dias atuais, como já disse, em relação as guerras e rivalidade entre judeus e árabes que são descendentes de Isaque e Ismael.

Amados, eu me lembro de muitas vezes em que eu precisei tomar determinada decisão ou escolher entre dois caminhos, e foi minha entrega em oração e obediência a direção de Deus que me garantiu livramento e segurança. 

Eu imagino que esperar 25 anos como no caso de Abraão e Sara tenha sido realmente muito difícil, também sempre me lembro do enfermo junto ao tanque de Betesda que esteve naquela condição por longos 38 anos (conf. João 5:5), mas o fato é que Deus é fiel para cumprir Suas promessas em nossas vidas e em atender ao nosso clamor, mas não devemos buscar atalhos e nem dar o nosso próprio jeito para as coisas, porque neste caso consequências difíceis serão inevitáveis.

Talvez muitos de nós tenham promessas de Deus em suas vidas, outros estejam querendo entrar ou sair de algum lugar ou situação, talvez outros tenham decisões importantes para tomar, mas o que sinto de dizer a vocês irmãos, é ESPEREM pela resposta clara do Senhor antes de agirem, não se precipitem!

Todos nós somos livres para decidir quanto ao que fazer, mas é inevitável que experimentos as consequências acerca do que plantamos. Por isso, irmãos, oremos incansavelmente, descansando o coração no Senhor e esperando pela resposta dEle, porque Ele como bom Pai que é, sabe o que é caminho de vida ou de morte, e Ele tem SEMPRE o melhor para cada um de nós!

Deus os abençoe e guarde!

Priscila Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!