31 de out. de 2015

Ande por FÉ e não por VISTA!


Tenho meditado muito na importância de em nossa vida cristã andarmos por fé e não por aquilo que vemos ou sentimos. Muito comumente no início de nossa caminhada com Deus recebemos muitas revelações em Sua Palavra, os fatos rapidamente se confirmam, muitas das respostas que precisamos saltam rapidamente aos nossos olhos, mas no decorrer de nosso crescimento em Deus, Ele começa a nos pedir que andemos mais por fé e algumas coisas já não parecem assim tão “palpáveis”, tão claras aos nossos olhos, de tempos em tempos.

Está escrito: “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7). Acredito que no início de nossa conversão, enquanto nossa fé está em processo de construção, de um aprendizado inicial, o Senhor possivelmente Se revele a nós de modo mais nítido, mais claro. Mas a medida em que crescemos em Deus, talvez existam momentos, (isso não é uma regra geral), em que parece que Deus não Se revela tão especificamente em Sua Palavra quando meditamos nela, já não recebemos tantos sinais ou confirmações daquilo que esperamos, simplesmente porque Deus anseia nos ensinar a confiar nas impressões que Ele coloca em nosso espírito, no que Sua Palavra nos ensina independente de termos recebido um “sinal sobrenatural”, e porque precisamos aprender a ouvir Sua voz em nossos corações, crescendo em intimidade com Ele.

Não estou dizendo com isso que conforme amadurecemos na fé Deus não Se revela mais através da Palavra, ou de louvores, ou de experiências sobrenaturais que possamos ter com Ele. Entenda: quero dizer que podem haver momentos em que Suas respostas, Seus sinais, podem não parecer tão claros, para que simplesmente obedeçamos o que Ele já determinou em Sua Palavra, e para que aprendamos a ouvir e discernir Sua voz falando dentro de nós. Isso é crescimento, maturidade, intimidade com Ele.

Costumo dizer também que para usarmos um dom espiritual precisamos mais de fé do que aquele que recebe algo através de nós, pois precisamos ter convicção daquilo que Deus nos confiou, de que somos vasos de barro onde Ele deposita Seus dons e talentos por amor às vidas, para que sejamos instrumentos dEle em Seu Reino.

Nós devemos sim, sempre buscar uma confirmação de Deus acerca de revelações que recebemos de outros ou daquelas que acreditamos ser de Deus à nós, tudo o que envolve Deus e Seu Reino deve ser feito com zelo, temor e reverência, mas o foco deste texto é esclarecer que se não tivermos fé não importa quantas vezes Deus possa confirmar algo ou quantas experiências teremos com Seu Espírito. Se não tivermos fé e nos permitirmos ser usados pela fé, é impossível que agrademos a Deus e nos perderemos em grandes dúvidas e incredulidade!

Às vezes, por exemplo, podemos orar e não sentir a presença de Deus. Ou então, podemos nos encontrar no culto, em meio aos louvores, e nos sentirmos “frios” quando vemos nossos irmãos quebrantados, louvando ao Senhor. É verdade que isso pode significar um período de frieza espiritual e isso deve ser quebrado por um conserto em nós e um relacionamento íntimo com Deus imediatamente. Mas as vezes, sem que esse seja o motivo, Deus pode estar testando nossa fé, nos mostrando que devemos orar e louvá-Lo ainda que não O sintamos, pois a Palavra nos garante que quando nos reunimos em Seu nome ali Ele está, e que Ele habita em meio aos louvores do Seu povo.

Minha oração é que Deus ilumine seu entendimento através deste texto, e que o Senhor nos encha de fé e confiança que, mesmo quando nos sentimos sós Ele continua ao nosso lado, esperando que confiemos nessa certeza que está em Sua Palavra!

Deus os abençoe!
Priscila Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!