22 de jan. de 2016

Não deixe a esperança morrer!


Há momentos em nossas vidas em que a angústia e o medo parecem minar nossa fé e quase perdemos a esperança de dias melhores. Nesses momentos, é reconfortante meditarmos na Palavra de Deus que renova nossa fé e nos garante que Deus tem planos promissores para as nossas vidas: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11).

Há um ditado popular que diz: “a esperança é a última que morre.” Assim deve ser, pois enquanto tivermos esperança, teremos também motivação e forças para lutar e esperar por aquilo que desejamos!


A palavra “yachal” no hebraico, tem como significado “aguardar pacientemente”, “permanecer confiante.” Creio que yachal é a esperança firme de Davi, registrada no Salmo 40, de quando ele estava num charco de lodo, vivendo uma situação terrível, mas esperou com paciência no Senhor, e Ele o resgatou, firmou, e colocou um cântico de louvor em seus lábios.

Quando nossos olhos insistem em focar no longo tempo de espera, nas circunstâncias difíceis e nas impossibilidades, quando fitamos o sombrio e difícil cenário muito diferente da bênção que desejamos, então nossa esperança torna-se quase nula e nossa alma sofre. Mas para essas situações, onde nossa esperança está por um fio e nosso coração pesa dentro de nós, devemos declarar à semelhança do salmista: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus!” (Salmos 42:11).

Você percebe que o salmista declara essas palavras para si mesmo? Quando vivemos circunstâncias difíceis e nossa esperança ameaça deixar-nos, devemos tomar posição e colocarmos nossa esperança em Deus! As pessoas poderão nos decepcionar, mas Deus jamais nos deixará frustrados ou decepcionados! Quando depositamos nEle nossa confiança, dependência e esperança, ainda que demore aos nossos olhos, tudo se cumprirá ao seu tempo, e se não acontecer é porque não faz parte da perfeita vontade de Deus para nós!

A Bíblia diz que é feliz aquele cuja esperança está no Senhor, no seu Deus (Salmos 146:5), e que devemos nos alegrar enquanto esperamos e sermos pacientes enquanto somos atribulados (Romanos 12:12). Eu sei que não é fácil permanecer esperançoso (a) e paciente enquanto passamos pelo fogo das provações, mas essa decisão de crer, de perseverar, de vencer um dia de cada vez sem desistir, tem a ver com maturidade, e isso adquirimos à medida em que nos relacionamos com Deus e Sua Palavra.

A verdade é que quanto mais conhecemos a Deus, mais confiamos nEle. Por isso, corramos para a presença do nosso Deus, sedentos por conhecer mais dEle, pois quando conhecemos o Seu perfeito caráter e entendemos que Ele sempre tem o melhor para nós, nosso coração torna-se seguro e confiante.

Espere com paciência no Senhor! A esperança não nos decepciona! (Romanos 5:5).

Deus te abençoe!
Priscila Grah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário passará por aprovação antes de ser postado.
Que Deus te abençoe!